Carregando...
Carregando...
Figueira Laser
SITUAÇÃO CHUVAS RS - Saiba mais
DESCONTO PROGRESSIVO NO FRETE - Ver regras
Até 3 x SEM JUROS no cartão - Aproveite
Cupons de Desconto - Ver todos
Como comprar no site - Entenda

Dicas de Pintura e Colagem do MDF

O MDF (fibras de média densidade) é um produto feito com fibras de madeira que são prensadas e coladas, utilizadas para fabricação de diversos produtos, sendo leves e fáceis de trabalhar.

Informamos que este tutorial foi criado apenas para auxiliar na colagem e pintura dos produtos aqui vendidos. Sendo assim, não nos responsabilizamos sobre eventuais alterações no resultado final da peça, tendo em vista que a qualidade dos produtos utilizados (cola e tinta) e fatores externos como temperatura e umidade do ambiente, podem influenciar diretamente no resultado.


Loading...

Qual cola devo utilizar em meu produto de MDF?


Existem vários tipos de colas que podem ser usadas para unir peças de MDF. A escolha depende do tipo de projeto e do tipo de colagem que você deseja fazer.

Os tipos mais usados de cola são: cola branca, cola secagem rápida e cola amarela.


COLA BRANCA (Acetato de Polivinil ou PVA)

A cola PVA é um liquido branco, recomendada para uso em diversos materiais porosos como MDF. Não é resistente à água. Sendo necessário prender as duas superfícies a serem coladas com um grampo ou fita adesiva (crepe) durante 30 minutos à 1 hora para que a cola fique firme, o tempo de secagem total é de 18 a 24 horas. Barata e não inflamável, a cola PVA fica clara quando seca.


COLA DE SECAGEM RÁPIDA (COLA DE CIANOACRILATO)

Também chamada de super cola ou cola instantânea, tem como principal vantagem a sua secagem rápida. Essa cola forma uma liga muito forte. Aplique com moderação. Não é necessário usar grampos e o tempo de cura total é de 24 horas. Os adesivos instantâneos de cianoacrilato ficam claros quando secam.


COLA AMARELA (resina alifática ou cola de marceneiro)

Chamada de cola de marceneiro, a cola amarela é muito semelhante à cola branca, porém forma uma liga ligeiramente mais forte e é mais resistente à água. É necessário usar grampos ou fita crepe por cerca de 30 minutos até que a cola seque. O tempo de cura é de 12 a 18 horas. A cola amarela é clara quando seca.


É importante lembrar que é sempre recomendável seguir as instruções do fabricante e testar a cola em uma pequena área antes de usá-la em um projeto inteiro.

Além disso, é importante trabalhar em um ambiente bem ventilado e usar equipamentos de segurança, como luvas, para evitar contato com a cola.


Qual tinta devo utilizar em meu produto de MDF?


Existem vários tipos de tintas que podem ser usadas para pintar MDF, cada uma com suas próprias características e propriedades. Algumas das opções comuns incluem:

Acrílica, PVA, automotiva, spray, látex, óleo


TINTA ACRÍLICA

Essa é uma das opções mais populares para pintar MDF, pois é durável, resistente à umidade e fácil de limpar. Além disso, é uma boa opção para aplicação em áreas internas e externas.

TINTA PVA

Essa é uma opção que apresenta cores que podem ser misturadas entre si, possui um cheiro mais suave e é indicada para quem pretende um acabamento com textura fosca a base de água.

TINTA AUTOMOTIVA

Essa é uma opção que possui uma variedade maior de cores e necessita de prática para ser aplicada. No entanto, o acabamento com este produto fica impecável, com um laqueado brilhante e resistente.

TINTA SPRAY

Essa é uma opção rápida e fácil para pintar MDF, pois permite uma aplicação uniforme e rápida. No entanto, é importante trabalhar em um ambiente bem ventilado e usar equipamentos de segurança apropriados.

TINTA LÁTEX

Essa é uma opção popular para pintar MDF, pois é fácil de usar e limpar, e é uma boa opção para áreas internas.

TINTA A ÓLEO

Essa é uma opção tradicional para pintar MDF, mas requer mais tempo para secar e é mais difícil de limpar. No entanto, a tinta a óleo fornece um acabamento mais profundo e durável.



É importante notar que alguns tipos de tintas, como as tintas à base de solvente, não são recomendadas para uso com MDF devido ao alto teor de umidade e a possibilidade de desintegração da peça. Além disso, é sempre recomendável seguir as instruções do fabricante e testar a tinta em uma pequena área antes de usá-la em um projeto inteiro.


Dicas para pintar o seu MDF


Pintar peças em MDF (Medium Density Fiberboard) é uma ótima maneira de personalizar e dar vida às suas peças de artesanato.

O MDF é uma madeira sintética composta de fibras de madeira e resina, o que o torna resistente e fácil de trabalhar. No entanto, pintar o MDF requer alguns passos e cuidados específicos para garantir que a tinta adira corretamente e a peça fique com acabamento profissional.


- Lixe a peça antes de pintar – lixa fina. (alguns artesãos recomendam passar uma demão de fundo e após lixar, assim a peça fica bem lisinha não deixando o MDF áspero).

- Passe uma demão de tinta branca ou primer antes de pintar. (no caso do MDF cortado a laser, pode-se usar uma base acrílica também para selar a parte queimadinha, evitando que a tinta puxe demais nestas áreas).

- As tintas claras são as que exigem mais demãos.

- Deixar secar bem a tinta cada vez que for pintar, intervalo de +- 1h (respeite a indicação de cada rótulo).

- Não encharque demais o MDF de tinta para não ficar com aspecto rugoso, uma boa dica é aplicar a tinta com o pincel e espalhar com o auxílio de um rolinho de espuma.

- Para não marcar sua peça só coloque uma sobre a outra depois que estiverem totalmente secas.

- Após aplicação da última demão, aplique um verniz a base d'água para impermeabilizar melhor a peça.Caso deseje manter o aspecto crú de seu MDF, aplique apenas verniz incolor a base d'água.


É importante lembrar que o MDF é uma madeira sintética, o que significa que ele não tem as mesmas características que uma madeira natural. Portanto, algumas técnicas e tipos de tinta não podem ser aplicadas. Além disso, é importante trabalhar em um ambiente bem ventilado e usar luvas e máscaras para evitar a inalação de fumaça e poeira.

Em resumo, pintar peças em MDF é uma ótima maneira de personalizar suas peças de artesanato e dar vida às suas criações.


Seguindo essas dicas o seu trabalho vai ficar muito mais bonito e caprichado.


Temos um presente para você que leu até aqui e gostou do artigo. Um cupom de desconto em nosso site de 10% na primeira compra: BEMVINDO


Loading...

Este artigo abordou alguns dos temas abaixo:

O que é MDF?

Como preparar a superfície do MDF antes de pintar ou colar?

Qual é o melhor tipo de cola para usar com o MDF?

Qual é o melhor tipo de tinta para usar com o MDF?

Como dar acabamento profissional as peças de artesanato em MDF?

Dicas gerais de pintura e colagem em MDF



Artigo produzido e editado por Rodrigo, sócio fundador da empresa Figueira Laser


Tags:

dicas de pintura do mdf dicas de colagem do mdf como colar mdf como pintar mdf qual tinta devo pintar mdf qual cola melhor pra mdf tutorial colar mdf tutorial pintar mdf pintura em artesanato mdf
ENTREGA EM TODO O BRASIL

Compre no site e receba em casa.
Enviamos via Correios ou Transportadora.

3 DIAS PARA PRODUÇÃO

Prazo máximo de produção em dias úteis.
O prazo de envio depende do CEP de destino.

ATENDIMENTO ÁGIL

De segunda à sexta (8h às 12h - 14h às 18h)
55999152296 - contato@figueiralaser.com.br

NOVIDADES

Receba novidades e promoções exclusivas!

Cadastre seu email e ganhe 10% de desconto na primeira compra!

Pagamento
  • 3X SEM JUROS no cartão
  • Ou até 18X com juros
  • Transferência ou Depósito
  • Pix
  • Boleto
Figueira Laser
  • Itaara - RS
  • BR 158 Km 309, N 13360
  • CEP 97185-000
  • 55999152296
  • contato@figueiralaser.com.br
  • CNPJ 18.286.080/0001-59

Site Seguro